quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como escrever uma ficção.


1 – Escale um tema - um fato - principal e imagine seu desenvolvimento.

2 – Escolha os personagens e designe um perfil para eles, para você seguir até o final, criando assim uma personalidade para cada um deles.

3 – Selecione o tempo e o espaço em que a história irá acontecer, pois isso deixa a história mais imaginável na mente do leitor. Se for preciso, procure fotos desses lugares e tente descrevê-los. O tempo é importante para dar limites e lógica à escrita, podendo ser “voltado” por flashbacks.

4 – Una tudo e pesquise sobre hobbys, profissões e etc. Crie tópicos em um rascunho, um planejamento, “uma cronologia” de tudo o que deve acontecer no desenrolar da história. Dê um título para a obra.

5 – Opte por um prólogo que desperte atenção e curiosidade. Muitas vezes é bom pegar um pedaço de um capítulo misterioso que se encontra no meio da história e coloca-lo como prólogo.

6 – Eleja uma trilha sonora com músicas que possuam letras que você acredite que tenha a ver com o planejamento que você fez no rascunho. E, no meio da escrita, também pode escolher novas músicas, assim como novos personagens, tempos e espaços; mas cuidado, uma vez que no final tudo tem que se encaixar.

7 – Proponha algo marcante ou engraçado: uma frase ou um apelido, de preferência.

8 – Componha a história, mesmo que capítulo por capítulo. É bom utilizar de narrador em primeira pessoa para dar mais subjetividade e emoção. Também se pode alternar os narradores, dando então visões diferentes de um mesmo episódio. Tente postar, porque leitores ajudam-nos a continuar escrevendo. Crie uma capa, pois ela irá ajudar a chamar atenção.

9 – Redija frequentemente, pois assim você não irá se esquecer das partes mais importantes. Tente ligar toda a história, mas nunca de modo previsível.

10 – Quando a história for finalizada, edite-a umas cinco vezes. Se necessário, mude o título, a capa e acrescente detalhes que possam ligar mais ainda o início ao fim.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário